domingo, 26 de maio de 2013

SUGESTÕES DE VIDEOS

Os vídeos propostos são muito interessantes e estão enfatizando o avanço da tecnologia. Escolhi dois vídeos: Help Desk na Idade Média e Rafinha 2.0. Ao assistir Help Desk, voltei alguns anos atrás quando manuseei pela primeira vez o computador na escola. Meu comportamento foi semelhante ao personagem que tentava abrir o livro e não conseguia. Isso nos mostra o despreparo que temos em relação as novas tecnologias.
O vídeo Rafinha 2.0, nos apresenta o mundo da tecnologia, o crescimento da mesma e o poder de convencimento que exerce sobre a sociedade. A partir da globalização online, parece que tudo ficou mais fácil. Fácil de acessar, comprar, vender, publicar, produzir... São muitos produtos oferecidos e comprados. E o mais impressionante é que tudo é através de uma rede. É só apertar teclas e pronto, está consumado. É uma mão de obra, o mundo da colaboração, participação, das variedades e das escolhas. Escolhas, que nos levarão a qualquer lugar ou a lugar nenhum, depende de nós sabermos para ode ir e como queremos chegar. Que recursos vamos utilizar? Como vamos utilizar? De que forma e para que utilizar? Pois, bem nos mostra o vídeo, Rafinha está crescendo num mundo diferente do meu mundo. Porém, ambos temos oportunidade de interagir com esses recursos em um mundo de acesso imediato, escolhas sem pretendentes,ou seja, um mundo digitalizado. No entanto, preciso compreender melhor esse mundo, aprender com ele e respeitar o que ele nos oferece.

LINKS
• Help Desk na Idade Média
Duração 2min39seg, em Inglês, com legenda em português

• Rafinha 2.0
Duração: 9min36seg, em Português

PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL

Pesquisa sobre AEE
Madalena Maria da Silva

O resultado da pesquisa que trago trata do tema a educação especial e tem como título Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, o texto é resultado dos estudos de um Grupo de Trabalho constituído em 2007 e nomeado pela a Portaria Ministerial nº 555 e prorrogado pela Portaria nº 948 de 2007 do Ministério da Educação e Cultura, no âmbito da Secretaria de Educação Especial, neste sentido é que se apresenta o referido documento “que acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os alunos”. O documento traz além dos marcos históricos e normativos, o diagnóstico da educação especial, o objetivo e as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. É um texto bastante completo acerca da educação especial, servindo como grandiosa fonte de pesquisa e conhecimento sobre o tema. Vale a pena fazer a leitura do mesmo.


A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Madalena Maria da Silva
Icapuí-ce, 01/05/2013
Que a tecnologia, especialmente as novas tecnologias da informática e da informação e comunicação transformaram o mundo, e a forma de agir, pensar e trabalhar da sociedade é fato inquestionável, mas e na educação, especialmente na formação de professores qual a contribuição que as TIC's fizeram nesse campo?
Estamos habituados a ligar a educação aos bancos de uma escola e a figura do professor presente, caso contrário a bagunça toma conta e ninguém estuda. Mas a realidade da educação atual é outra. 
Cada vez mais crescem os cursos semipresenciais ou a distância. Tal fato porém não compromete os cursos presenciais, visto que essa clientela da "nova forma" de estudar estava esclusa por motivos diversos, do processo educacional.
A alternativa de educação a distância favorece principalmente a formação de professores, haja visto o crescimento de cursos de pedagogia nessa modalidade nos últimos anos. 
Educação a distância é a modalidade educativa que não necessita da presença no mesmo espaço físico de professores e alunos, trata-se de um meio de ensinar e aprender onde o aluno busca através dos meios tecnológicos de formação e comunicação, atualmente predominantemente o computador e a internet, sua informação. Existe alguns professores ou tutores para tirar dúvidas e normalmente existe os espaços virtuais de discussão e colaboração, que se formulam com chats e fóruns. 
As atividades nesse modelo de produção ficam a disposição do aluno, juntamente com todo conteúdo disponível para suas aulas, o mesmo assiste as aulas, estuda os temas, e realiza as atividades, envia ao professor, esse faz a correção, e valida a atividade do aluno com uma nota. Nada diferente do ensino presencial, a não ser a não exigência de um espaço físico para comportar todos os envolvidos. 
O "fenômeno" da educação a distância esta aumentando de forma expressiva, nos últimos anos, tendo tornado-se mais recentemente em uma modalidade de ensino bem representada especialmente nas instituições de ensino superior. E a tendência é aumentar, pois o curso que lidera a procura pelo ensino a distância é o curso de pedagogia, o que significa dizer que, estamos originando professores nascidos no EaD. 


OBS: FONTES CONSULTADAS
CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO - http://cibercultura-mt.blogspot.com.br/

INCLUSÃO SE FAZ INCLUINDO!


Desde o inicio do ano de 2013 venho buscando alternativas para melhor atender os EPAEE das escolas a qual acompanho. Sabendo da existência do CREAECE – Cetro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, procurei saber quais os atendimentos que eram realizados e como se fazia para contemplar os EPAEE no referido centro.
Fiz matrículas dos educados com deficiência visual e auditiva e fiquei na espera. Como faço curso lá juntamente com os professores do AEE procurávamos saber quando os educandos iam ser contemplados. Para nossa surpresa, ligaram o dia 20 deste, para nos comunicar que as nossas crianças iam ser atendidos o dia 23 do corrente mês.
Logo que recebi a noticia, liguei para as escolas, falei com os professores do AEE e juntos fizemos a mobilização. Articulamos os pais, após crianças e adolescentes para o momento tão esperado.

Confesso a vocês caros colegas que o dia 23 de maio de 2013 foi um dia muito importante e significativo, não somente para nós professores, bem como para os EPAEE e sua família.
A viagem foi maravilhosa, a cada escola que chegávamos encontrávamos as crianças acompanhadas de seus pais, o que nos deixou mais tranquilos. Os pais, brilhantes em suas atuações, não nos deixaram sozinhos um só minuto.
Fomos muito bem recebidos o CREAECE. Os educandos com deficiência visual foram para a mesa redonda, onde tiveram palestras e outros procedimentos como avaliação funcional da visão para depois serem inseridos o sistema Braille.
Os educados com deficiência auditiva foram para a prática de Libras, os pais receberam informações necessárias para cuidar melhor dos filhos, participaram de aulas práticas inclusivas.
Nós professores e apoios nos dividimos nas salas com os educandos onde aprendemos todos juntos.

Ao fim fizemos uma avaliação, os pais gostaram muito, as crianças amaram, disseram que foi muito bom, que querem sinalizar e se alfabetizar em braile. Nós professores das salas multifuncionais fazemos o curso práticas inclusivas no CREAECE todas as sextas-feiras e os nossos educandos irão todas as quintas-feiras.