domingo, 20 de outubro de 2013

QUEBRA-CABEÇA

Quebra-cabeça é um jogo em se deve resolver um problema proposto. Nesse tipo de jogo, o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a força física. Os quebra-cabeças são normalmente usados como passatempo, mas é um excelente jogo na construção do conhecimento.

No processo de formação educacional de uma criança, o quebra-cabeças cumpre um papel fundamental no seu processo de desenvolvimento cognitivo e social, funcionando de maneira eficaz na sua aprendizagem.

A partir da construção do quebra-cabeça várias habilidades são trabalhadas e desenvolvidas como noção espacial, desenvolvimento cognitivo, visual, social, coordenação motora, raciocínio lógico, criatividade, imaginação, percepção, paciência. Movimentos com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças, poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da leitura. O QUEBRA-CABEÇA ainda estimula: Pensamento lógico, composição e decomposição de figuras, discriminação visual, atenção e concentração. Abaixo o modelo de um quebra-cabeça, como fazer, e como trabalhar com ele com crianças com deficiência intelectual.

DESCRIÇÃO:
Caixas de fósforo em quantidade suficiente para cobrir as figuras que são colocadas uma em cada lado do conjunto de caixas. A figura é cortada com estilete no espaço entre as caixas. Ao redor do desenho, um durex colorido forma a moldura do quebra-cabeça. A parte lateral das caixinhas foi fechada com durex colorido. 
    

EXPLORAÇÃO:
-Desmontar e montar o jogo, compondo o desenho como um quebra-cabeça.
-Caso a atividade seja difícil para a criança, faça inicialmente a moldura e peça para completar a figura.




FONTE:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2444-6.pdf
http://www.educatux.com.br/o_quebra_cabeca_e_a_aprendizagem