sexta-feira, 18 de abril de 2014



SURDOCEGUEIRA X DEFICIÊNCIA MULTIPLA

SURDOCEGUEIRA é uma das deficiências menos entendidas. Não é uma pessoa com deficiência visual que não pode ouvir, ou uma com deficiência auditiva que não consegue ver. É uma privação multissensorial, onde se é efetivamente negado o uso simultâneo dos dois sentidos distais. A surdocegueira é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e da visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, cria necessidades especiais de comunicação, causa extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, recreativas, sociais, para acessar informações e compreender o mundo que os cerca. (MCLNNES; TREFFRY, 1982 apud HONORA; FRIZANCO, 2013). Essa deficiência exige necessidades educacionais as quais:
  • Evitar o toque de muitas pessoas;
  • Estruturar o planejamento com atividades funcionais para o aluno;
  • Não infantilizar, considerar sua idade Cronológica;
  • Estabelecer uma rotina previsível com uma comunicação possível;
  • Estabelecer uma relação de confiança;
  • Respeitar o tempo de aceitação;
  • Desenvolver um diálogo não verbal, utilizando os movimentos do aluno;
  • Utilizar as atividades que o aluno apresente;
  • Enfocar o processo de aprendizagem, não o resultado;
  • Ter informações de todos os que atuam com a criança;
  • Preparar um ambiente que estabeleça um lugar com limites especiais, lugares  muito amplos podem causar alterações de comportamento;
  • Perceber suas intenções comunicativas;
  • Dar novo significado a objetos e pessoas;
  • Respeitar o tempo do aluno e não ser invasivo.
Faz-se necessário ainda atentar para algumas observações educacionais sobre o aluno com surdocegueira:
  • Pode apresentar movimentos estereotipados e repetitivos;
  • Não demonstra saber as funções dos objetos ou brinquedos, utilizando-os de maneira inadequada;
  • Pode rir e chorar sem causa aparente;
  • Pode apresentar resistência ao contato físico;
  • Movimenta os dedos e as mãos em frente aos olhos;
  • Não se comunica de maneira convencional;
  • Pode apresentar distúrbio de sono;
  • Não exploram o ambiente de maneira adequada;
  • Tropeça muito e bate nos moveis, objetos, etc;
  • Gosta de ficar em locais com luminosidade;
  • Pode não reagir a sons. (ORELOVE, 1996; LADEIRA, 1999 apud HONORA; FRIZANCO, 2013)
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA são consideradas deficiências múltiplas aquelas onde a pessoa “têm mais de uma deficiência associada. É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas revelando associações diversas de deficiências que afetam mais ou menos intensamente o funcionamento individual e o relacionamento social” (MEC/SEESP, 2002 apud BOSCO; et-al, 2010). De acordo com a definição americana “É a existência concomitante de duas ou mais deficiências cuja combinação dar origem a necessidades educativas únicas e permanentes”. Deste modo crianças com deficiência múltipla apresentam algumas necessidades inerentes às deficiências as quais:
  • Ser olhada como criança;
  • Ser olhada como alguém que pode aprender;
  • Ser considerada potencialmente bem-sucedida;
  • Sentir que a família e a escola tem expectativas positivas em relação a ela.
Bem como as seguintes necessidades educacionais:
  • Posicionamento e manejo apropriado;
  • Oportunidade de escolha;
  • Métodos apropriados de comunicação;
  • Estimulação constante de pessoas que se comuniquem de forma adequada e que proporcionem situações de interação;
  • Planejamento de toda a aprendizagem, inclusive aspectos simples básicos da sua vida diária;
  • Interação em ambientes naturais, incluindo pessoas e objetos;
  • Oportunidades de aprendizagens centradas em experiência de vida real;
  • Planejamento com atividades funcionais e significativas;
·         Organização e estruturação dos ambientes para que se sintam seguras.

Ambas as situações tanto a SURDOCEGUEIRA como DEFICIÊNCIAS MULTIPLAS apresentam particularidades semelhantes nas estratégias de ensino são elas:
  • Criar vínculo;
  • Indicações táteis / sinestésicas;
  • Sinais vocais / Visuais;
  • Indicações ou modelos;
  • Gestos naturais;
  • Sinais vocais;
  • Sinais físicos (Movimento do corpo);
  • Objetos reais;
  • Objetos representativos;
  • Fotografias de objetos;
  • Desenhos de objetos;
  • Ilustrações coloridas;
  • Ilustrações em branco / preto;
  • Pictogramas;
  • Caixa de antecipação;
  • Calendários;
  • Língua de Sinais.
É importante ressaltar que para o desenvolvimento de habilidades comunicativas, é de fundamental importância que seja analisado e observado qual a necessidade do EPAEE. Cujo trabalho deve ser pensado juntamente com a equipe escolar, família e educando.


FONTE:
HONORA, Márcia; FRIZANCO, Mary Lopes Esteves, Ciranda da inclusão, 2013.

BOSCO, Ismênia Carolina Mota Gomes; MESQUITA, Sandra Regina Stanziani Higino; MAIA, Shirley Rodrigues, A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: Surdocegueira e Deficiência multipla,Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de educação Especial; [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010, v.5