O
professor do AEE exerce um papel de fundamental importância na unidade escolar
como também na SRM. De acordo com a Resolução de nº 436/2012, no Artigo 9º, o
AEE tem a função de “identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e
de acessibilidade que atenuem as barreiras para a plena participação dos
alunos, considerando suas necessidades específicas”.
Assim,
o professor do AEE tem a grande missão de buscar desenvolver no EPAEE estímulos
indispensáveis ao pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e social através de
recursos didáticos pedagógicos, tecnológicos e educativos contribuindo para a
independência e autonomia do educando, visando minimizar os obstáculos que o
impedem de aprender.
Sendo
o AEE um complemento e/ou suplemento a formação do EPAEE, visando sua autonomia
na escola ou fora dela requer cada vez mais do professor da SRM um compromisso de
caráter cuidadoso que acolha a todos sem descriminação.
Cabe
também ao professor do AEE fazer a ponte necessária entre os professores das
salas comuns, os quais tem a função de atribuir ao educando o ensino das áreas
do conhecimento.
Mediante
ao exposto, faz-se necessário um debruçar sobre o estudo de caso do educando.
Pois, somente a partir do mesmo é que o professor do AEE irá conhecer a
história de vida, escolar, social e afetiva do EPAEE para poder se deter em um
plano de atendimento para o público citado. Vale ressaltar que o debruçar do
estudo de caso é tão importante, que requer do professor um olhar profundo e
investigador porque é nele que vai estar focado todas as questões de ordem
psicológica, neurológica, afetiva, motoras, de evolução conceitual, de atenção
de concentração, entre outras.
Feito
o estudo de caso e de posse de todas as informações o professor do AEE
encontra-se munido de informações que irão nortear o plano de atendimento do
AEE que irá contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento do EPAEE de forma
satisfatória.
Bom dia Madalena
ResponderExcluirAchei muito interessante sua postagem, principalmente porque você fala da importancia do papel do professor do AEE para os EPAEE, quando você menciona que "Assim, o professor do AEE tem a grande missão de buscar desenvolver no EPAE estímulos indispensáveis ao pleno desenvolvimento afetivo, cognitivo e social através de recursos didáticos pedagógicos,ao mesmo tempo você se reporta também a seu papel enquanto um elo de ligação que faz uma ponte, tanto com os professores da sala regular de ensino, isso é essencial, porque acontece uma dinâmica, desenvolve-se um processo de dialética entre ambos, e tudo isso na busca de fazer com que o conhecimento chegue da melhor forma aos nossos alunos e que possivelmente ele venha aprender e desenvolver elementos de suas habilidades, sejam elas cognitivas, motoras, enfim, que venha a melhorar a vida de nossos alunos.O Estudo de caso fará com que conheçamos a história de nossos alunos, pois essas informações são de fundamental importância para a construção do plano do AEE.
Abraços
Lourdes
Olá gente quem tem esse modelo de estudo de caso tipo o que buscar nesse estudo de casa !!??
ExcluirOlá, Madalena
ResponderExcluirParabéns pela realização do texto bem contextualizado com a proposta do SRM/AEE.
Beijos
Ana Rita
Madalena, estive visitando e lendo as postagens do seu blog. Confesso que fiquei encantada com sua atuação ai na sua escola e na sua cidade.Que bom ver que voce desenvolve um trabalho bonito com tantas atividades ricas para atender as necessidades das crianças a nós confiadas.Siga firme e forte! Quero um dia conhecer sua cidade e sua sala de SRM. Bjs. Rose
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