RECURSOS ESTRATÉGICOS EM BAIXA
TECNOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TGD.
Os
Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações
sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida.
Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos,
assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam
os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome
de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com
relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar
e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao
toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de
comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar
de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante
comuns. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na
atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de
humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos.
As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar
sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por
exemplo.
Com
relação à comunicação, essas crianças podem repetir as falas dos outros -
fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos
ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões. Com base no exposto, Uma
forma de garantir a acessibilidade é a utilização de recursos, estratégias e técnicas que
complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de
comunicação inexistentes.
Estes
recursos podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e
outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com
síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).
Abaixo
apresento alguns recursos de baixa tecnologia que possa apoiar a aluno com TGD
em seu desenvolvimento, com o intuito de ampliar as formas de comunicação, no
comportamento e interação social do aluno.
- Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.
EXEMPLO DE PRANCHA
- Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.
EXEMPLO DE AVENTAL
Recursos
como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos
representativos de idéias), letras ou palavras escritas são utilizados pelo
usuário da para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos.
As estratégias apresentadas podem ser utilizadas como recurso de subsídio
pedagógico, podendo ser aplicados com o público supracitado na faixa etária de
2 a 16 aos de idade. Esses métodos devem abranger os vários ambientes em que a
criança esteja inserida. As figuras escolhidas para construir as pranchas de
comunicação e os aventais devem corresponder ao contexto de vida real da
criança para que possa surtir o efeito esperado e demandar funcionalidade ao
tema proposto.
Considerando o ambiente escolar, as
pranchas de comunicação e os aventais permitem intervenções aos professores que
podem utilizar esses recursos para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento
do aluno através de contação de histórias, orientação de Atividades de Vida
Diárias-AVD’s, estabelecimento de regras de hábitos de higiene e saúde,
desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimento dos animais, entre outras
atividades, podendo ser utilizados em sala de aula comum, sala de Atendimento
Educacioal Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, etc.
Podendo ainda ultrapassar o ambiente escolar devido a simplicidade e
funcionalidade das estratégias.
Referências:
http://aeeufc2013mariajosecabral.blogspot.com.br/
Acessado em 03/06/2014, às 22:10h.
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/transtornos-globais-desenvolvimento-tgd-624845.shtml Acessado em 03/06/2014, às 22:19h.
http://www.bengalalegal.com/ca-comunicacao-alternativa
Acessado em 04/06/2014, às 15:03h.
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html
Acessado em 04/06/2014, às 14:50h.
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