quarta-feira, 4 de junho de 2014


RECURSOS ESTRATÉGICOS EM BAIXA TECNOLOGIA PARA DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS COM TGD.
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) são distúrbios nas interações sociais recíprocas que costumam manifestar-se nos primeiros cinco anos de vida. Caracterizam-se pelos padrões de comunicação estereotipados e repetitivos, assim como pelo estreitamento nos interesses e nas atividades. Os TGD englobam os diferentes transtornos do espectro autista, as psicoses infantis, a Síndrome de Asperger, a Síndrome de Kanner e a Síndrome de Rett.
Com relação à interação social, crianças com TGD apresentam dificuldades em iniciar e manter uma conversa. Algumas evitam o contato visual e demonstram aversão ao toque do outro, mantendo-se isoladas. Podem estabelecer contato por meio de comportamentos não-verbais e, ao brincar, preferem ater-se a objetos no lugar de movimentar-se junto das demais crianças. Ações repetitivas são bastante comuns. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento também causam variações na atenção, na concentração e, eventualmente, na coordenação motora. Mudanças de humor sem causa aparente e acessos de agressividade são comuns em alguns casos. As crianças apresentam seus interesses de maneira diferenciada e podem fixar sua atenção em uma só atividade, como observar determinados objetos, por exemplo.
Com relação à comunicação, essas crianças podem repetir as falas dos outros - fenômeno conhecido como ecolalia - ou, ainda, comunicar-se por meio de gestos ou com uma entonação mecânica, fazendo uso de jargões. Com base no exposto, Uma forma de garantir a acessibilidade é a utilização de  recursos, estratégias e técnicas que complementam modos de comunicação existentes ou substituem as habilidades de comunicação inexistentes.

Estes recursos podem ser divididos em recursos de baixa (cartões, pranchas, pastas e outros) e de alta tecnologia (pranchas vocálicas, sistemas computadorizados com síntese de voz e outros) (Nunes, 2003).
Abaixo apresento alguns recursos de baixa tecnologia que possa apoiar a aluno com TGD em seu desenvolvimento, com o intuito de ampliar as formas de comunicação, no comportamento e interação social do aluno.

  • Pranchas de comunicação - As pranchas de comunicação podem ser construídas utilizando-se objetos ou símbolos, letras, sílabas, palavras, frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas, visuais e motoras de seu usuário. Essas pranchas podem estar soltas ou agrupadas em álbuns ou cadernos. O indivíduo vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação dependendo de sua condição motora.


EXEMPLO DE PRANCHA





  • Avental - é um avental confeccionado em tecido que facilita a fixação de símbolos ou letras com velcro, que é utilizado pelo parceiro. No seu avental o parceiro de comunicação prende as letras ou as palavras e a criança responde através do olhar.


 EXEMPLO DE AVENTAL



             Recursos como as pranchas de comunicação, construídas com simbologia gráfica (desenhos representativos de idéias), letras ou palavras escritas são utilizados pelo usuário da para expressar suas questões, desejos, sentimentos, entendimentos. As estratégias apresentadas podem ser utilizadas como recurso de subsídio pedagógico, podendo ser aplicados com o público supracitado na faixa etária de 2 a 16 aos de idade.  Esses métodos  devem abranger os vários ambientes em que a criança esteja inserida. As figuras escolhidas para construir as pranchas de comunicação e os aventais devem corresponder ao contexto de vida real da criança para que possa surtir o efeito esperado e demandar funcionalidade ao tema proposto.
         Considerando o ambiente escolar, as pranchas de comunicação e os aventais permitem intervenções aos professores que podem utilizar esses recursos para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno através de contação de histórias, orientação de Atividades de Vida Diárias-AVD’s, estabelecimento de regras de hábitos de higiene e saúde, desenvolvimento do raciocínio lógico, conhecimento dos animais, entre outras atividades, podendo ser utilizados em sala de aula comum, sala de Atendimento Educacioal Especializado (AEE), biblioteca, laboratório de informática, etc. Podendo ainda ultrapassar o ambiente escolar devido a simplicidade e funcionalidade das estratégias.

Referências:
http://aeeufc2013mariajosecabral.blogspot.com.br/ Acessado em 03/06/2014, às  22:10h.
http://www.bengalalegal.com/ca-comunicacao-alternativa Acessado em 04/06/2014, às  15:03h.
http://www.assistiva.com.br/tassistiva.html Acessado em 04/06/2014, às  14:50h.






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