terça-feira, 24 de novembro de 2009

AS FOTOS ABAIXO SÃO REGISTROS DE UMA AULA COM O 5º ANO COM O POEMA: TREM DE FERRO

AÇÃO, REFLEXÃO, AÇÃO


“Trem de ferro é um poema modernista, do poeta pernambucano Manoel Bandeira, que dá gosto e prazer trabalhá-lo em sala de aula por causa do efeito de repetições de certas palavras e expressões cuja sonoridade remete aos ruídos produzidos por um trem de ferro, desde o início de seu funcionamento (“ café com pão /café com pão/café com pão” ) até o som de seu apito, sugerido pelo verso “oô...”.

Explorar o poema “trem de ferro” no 5º ano foi muito gratificante, tanto para mim, quanto para as crianças que descobriram brincando o sentido conotativo de algumas palavras e construíram sentidos para outras.

Lembro-me que quando criança no auge da minha alfabetização, ou melhor, quando eu entrei para o mundo da leitura “trem de ferro” foi um dos primeiros textos que aprendi a ler. Na época, eu não gostava de recitar o poema porque o mesmo enfatizava “café com pão /café com pão/café com pão”, ou seja, uma realidade que não era minha, pois eu só tomava café com farinha...

Hoje, em outra realidade, em um outro contexto percebo a importância desse texto e sua riqueza a partir de seus elementos linguísticos, e sua estrutura que propicia constantemente aos educandos condições de fazerem hipótese a cerca do sentido do texto e a retomada do que já foi lido.

Iniciei a aula apresentando o título “TREM DE FERRO”, trabalhei o conhecimento prévio para uma “viagem”! Arrumei as carteiras como se fosse um trem... Solicitei que cada criança, adolescente sentasse em carteira... Escolhemos o maquinista, coloquei um fundo musical idêntico ao barulho de um trem. Entreguei cópias do poema para os alunos, expliquei os procedimentos, sentei no vagão de trás e iniciamos a “viagem”.

No início da leitura formamos um coral: “café com pão/café com pão/café com pão”, em seguida cada criança lia um verso... E depois cada vagão uma estrofe e assim por diante...

Encostamos os vagões e em círculos, discutimos sobre o conteúdo do texto, sua contextualização... As interferências e o significado das palavras.

Através das discussões, algumas crianças expressaram seus anseios, seus medos, desejos e sonhos. Conseguiram também estabelecer relações entre o poema e o mundo real de cada uma delas. E foi a partir daí que percebi que assim como eu um dia desejei, ainda têm crianças que desejam tomar café com pão...














Um comentário: