domingo, 26 de maio de 2013

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Madalena Maria da Silva
Icapuí-ce, 01/05/2013
Que a tecnologia, especialmente as novas tecnologias da informática e da informação e comunicação transformaram o mundo, e a forma de agir, pensar e trabalhar da sociedade é fato inquestionável, mas e na educação, especialmente na formação de professores qual a contribuição que as TIC's fizeram nesse campo?
Estamos habituados a ligar a educação aos bancos de uma escola e a figura do professor presente, caso contrário a bagunça toma conta e ninguém estuda. Mas a realidade da educação atual é outra. 
Cada vez mais crescem os cursos semipresenciais ou a distância. Tal fato porém não compromete os cursos presenciais, visto que essa clientela da "nova forma" de estudar estava esclusa por motivos diversos, do processo educacional.
A alternativa de educação a distância favorece principalmente a formação de professores, haja visto o crescimento de cursos de pedagogia nessa modalidade nos últimos anos. 
Educação a distância é a modalidade educativa que não necessita da presença no mesmo espaço físico de professores e alunos, trata-se de um meio de ensinar e aprender onde o aluno busca através dos meios tecnológicos de formação e comunicação, atualmente predominantemente o computador e a internet, sua informação. Existe alguns professores ou tutores para tirar dúvidas e normalmente existe os espaços virtuais de discussão e colaboração, que se formulam com chats e fóruns. 
As atividades nesse modelo de produção ficam a disposição do aluno, juntamente com todo conteúdo disponível para suas aulas, o mesmo assiste as aulas, estuda os temas, e realiza as atividades, envia ao professor, esse faz a correção, e valida a atividade do aluno com uma nota. Nada diferente do ensino presencial, a não ser a não exigência de um espaço físico para comportar todos os envolvidos. 
O "fenômeno" da educação a distância esta aumentando de forma expressiva, nos últimos anos, tendo tornado-se mais recentemente em uma modalidade de ensino bem representada especialmente nas instituições de ensino superior. E a tendência é aumentar, pois o curso que lidera a procura pelo ensino a distância é o curso de pedagogia, o que significa dizer que, estamos originando professores nascidos no EaD. 


OBS: FONTES CONSULTADAS
CIBERCULTURA NA EDUCAÇÃO - http://cibercultura-mt.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Olá, Madalena

    Parabéns pela realização do seu blog.
    Suas pesquisas muito contribuem para ampliar nossos conhecimento sobre inclusão e TA.

    Beijos
    Ana Rita

    ResponderExcluir