domingo, 26 de maio de 2013

INCLUSÃO SE FAZ INCLUINDO!


Desde o inicio do ano de 2013 venho buscando alternativas para melhor atender os EPAEE das escolas a qual acompanho. Sabendo da existência do CREAECE – Cetro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará, procurei saber quais os atendimentos que eram realizados e como se fazia para contemplar os EPAEE no referido centro.
Fiz matrículas dos educados com deficiência visual e auditiva e fiquei na espera. Como faço curso lá juntamente com os professores do AEE procurávamos saber quando os educandos iam ser contemplados. Para nossa surpresa, ligaram o dia 20 deste, para nos comunicar que as nossas crianças iam ser atendidos o dia 23 do corrente mês.
Logo que recebi a noticia, liguei para as escolas, falei com os professores do AEE e juntos fizemos a mobilização. Articulamos os pais, após crianças e adolescentes para o momento tão esperado.

Confesso a vocês caros colegas que o dia 23 de maio de 2013 foi um dia muito importante e significativo, não somente para nós professores, bem como para os EPAEE e sua família.
A viagem foi maravilhosa, a cada escola que chegávamos encontrávamos as crianças acompanhadas de seus pais, o que nos deixou mais tranquilos. Os pais, brilhantes em suas atuações, não nos deixaram sozinhos um só minuto.
Fomos muito bem recebidos o CREAECE. Os educandos com deficiência visual foram para a mesa redonda, onde tiveram palestras e outros procedimentos como avaliação funcional da visão para depois serem inseridos o sistema Braille.
Os educados com deficiência auditiva foram para a prática de Libras, os pais receberam informações necessárias para cuidar melhor dos filhos, participaram de aulas práticas inclusivas.
Nós professores e apoios nos dividimos nas salas com os educandos onde aprendemos todos juntos.

Ao fim fizemos uma avaliação, os pais gostaram muito, as crianças amaram, disseram que foi muito bom, que querem sinalizar e se alfabetizar em braile. Nós professores das salas multifuncionais fazemos o curso práticas inclusivas no CREAECE todas as sextas-feiras e os nossos educandos irão todas as quintas-feiras.

Um comentário:

  1. Olá, madalena

    Parabéns pela realização do seu blog.

    Suas pesquisas muito contribuem para ampliar nossos conhecimentos sobre inclusão.

    Beijos
    Ana Rita

    ResponderExcluir